quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O infortúnio e o seu valor.

Todos dias passamos pelas provas da vida.  A diferença, é que não há quem te avalie instantaneamente. Não há um professor que nos ensine o "passo a passo", faça a revisão dos assuntos, em seguida aplique o exame e, muito menos, mostre quais foram os erros e acertos. Mas você sabe o por quê? Bem, somos nós quem escolhemos a resposta certa.  Somos os responsáveis pela nossa própria avaliação no final do dia. Nem adianta colocar a culpa em alguém...

É preciso estar atento, pois os desafios que valem mais pontos, estão em como agiremos em  situações adversasSabe aquele dia em que está atrasado e tudo dá errado? Pois, tranquilamente no final do dia, você irá classificar o que poderia ter sido pensado/dito/feito de um modo melhor, pois da próxima vez em que se atrasar, saberá como pensar/dizer/fazer. Você aprendeu como ser melhor quando essa situação se repetir ou melhor, entendeu como evitá-la.  Acredito que as piores provas são as que perduram. Nada mais difícil do que lidar com todos os nossos demônios interiores por muito tempo. Mas de um a um, dia após dia, descobrimos uma maneira de conviver com eles ou eliminá-los das nossas vidas. 


O melhor de todas essas fases, é quando você passa a perceber que essas provas, em momentos diferentes, medem os nossos bons potenciais. Aqueles que precisamos desenvolver para sermos seres mais sapientes, afinal, estamos em constante evolução. Elas medem o discernir, o compreender. O pensar, falar e agir. Nível de compaixão. Medem o quanto de amor temos dentro de nós e como o compartilhamos. Mas se enxergar só o lado ruim do momento, a estagnação ou regressão estará lá.

Porém, quando vamos aprendendo a lidar com os infortúnios que a vida traz e tiramos os pontos positivos deles, nos tornamos maiores espiritualmente. Pontos de luz. Por mais que pra nós isso não seja visível, a nossa energia melhora. Sem perceber, passamos a compreender mais facilmente aspectos que antes demorariam dias ou que um amigo ou familiar seu, precisasse conversar contigo para que notasse, direta ou indiretamente. Você percebe que já está aprendendo a analisar sozinho os seus desafios e melhor, como vencê-los. Os infortúnios tem a sua grandeza, pois nos oferece a possibilidade de aprender com os dissabores da vida ao invés de simplesmente reclamar. 



O que seríamos se tudo fosse fácil e não nos oferecesse a chance de sermos melhores?

Sejamos gratos pelos momentos ruins. Pelas provas do dia a dia, pois por causa delas, passamos a reconhecer o que realmente importa. Alguns chamam isso de maturidade, mas eu acredito que é apenas a valorização de cada instante que a vida nos dá, seja ele de felicidade ou aprendizado

Tudo se resume em chance para evolução. Sinta-se um privilegiado por não reclamar, mas sim por vencer um pouco a cada dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário